Parlamento dos Jovem

parlamento-jovens

Este ano a Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa vai participar no projeto “Parlamento dos Jovens” (Ensino Básico). Este projeto nacional consiste num concurso, patrocinado pela Assembleia da República, em que alunos de 2º e 3º Ciclos de escolaridade imitam o processo político de eleição de deputados. A primeira fase é a da eleição na própria escola. Estão já alguns alunos a fazer listas de deputados e propostas sobre o tema deste ano: “Racismo, Preconceito, Discriminação, Ao debate!” Estes alunos preparam-se para serem eleitos fazendo propaganda política e debates, tal como os políticos que vemos e ouvimos todos os dias. Vão mesmo debater com um deputado da nação que se deslocará à nossa escola. Depois de eleitos, os deputados da escola escolherão os melhores quatro de entre si para nos representar em Évora na sessão distrital. Esta será já a segunda fase. É na eleição desta fase que tudo faremos para representar o distrito de Évora na Assembleia da República em Lisboa, já numa última fase.

Porque o fazemos? É olhar para o título. Não, não é um engano! O projeto “Parlamento DOS Jovens” significa para nós o Parlamento AOS Jovens. Cada vez mais os jovens terão uma palavra a dizer sobre as políticas do nosso país, já que o futuro lhes pertence. Além do parlamento lhes pertencer momentaneamente em projetos como este, sabemos que será totalmente deles no futuro. Pelo afã dos que participam neste projeto sabemos que estará em boas mãos.

Prof. Rui Graça