Concurso Nacional de Leitura

Uma das atividades que decorreu durante a Semana do Agrupamento foi a fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O que é isto? Para que serve? Quem participou?

Ora, tudo começou no 1.º período, quando turmas e alunos/as foram desafiados/as para participarem na fase de escola do CNL. Este concurso é promovido pela Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com outras entidades, nomeadamente, a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas). O concurso desenvolve-se em várias fases: fase de escola, em que alunos e alunas, distribuídos pelos diversos ciclos de ensino, são selecionados, através de provas de leitura de uma obra escolhida e/ou através de prova escrita, dependendo do número de alunos a concurso. Selecionados os finalistas, por agrupamentos de escolas, passa-se para a fase municipal, quando existem vários agrupamentos num município. Apurados os representantes dos municípios, chega-se à fase intermunicipal, em que, num munícípio previamente escolhido, se realizam as provas escritas e orais, que apurarão os vencedores, que participam na final nacional. Todo este processo é organizado pelas bibliotecas municipal e escolar, pelas suas equipas, que precisam da ajuda inestimável de professores e professoras das turmas, pois são eles que trabalham, quotidianamente com as crianças e jovens.

Este concurso pretende ser uma festa da leitura, reconhecendo-se a sua importância para o desenvolvimento intelectual, pessoal, social e consequente sucesso escolar e educativo. Além disso, permite lembrar que a leitura abre asas à imaginação e ao prazer.

Participaram na fase Intermunicipal, do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, do 1.º ciclo do ensino básico, Inês Silva e Margarida Anastácio, do 2.º ciclo Lucília Nunes e Laura Fitas, do 3.º ciclo, Carolina Silva e Joana Luz, do ensino secundário, Iara Caracinha e Laura Nunes. Este evento decorreu no Cine Teatro Vianense e contou com a presença do Coro Juvenil do Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas, para animar esta festa da leitura.

A participação das nossas concorrentes na fase intermunicipal foi brilhante: Margarida Anastácio foi a primeira classificada , no 1.º ciclo e Carolina Silva foi a segunda classificada, no 3.º ciclo, ficando apuradas para a final nacional, que se realizará em Braga no dia 25 de Maio.

Estão de parabéns todas as concorrentes, assim como professores/as e colegas que deram todo o apoio para que estas meninas dessem o seu melhor.

Só foi possível a realização deste evento com o trabalho de equipa, que se desenvolveu entre as bibliotecas Municipal e Escolar, com a cooperação plena da direção do agrupamento e da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, que proporcionou a logística necessária para o evento.

Profª Rosa Barros